Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de abril de 2017

COMO AJUDAR A CRIANÇA A SEGURAR O LÁPIS CORRETAMENTE.

O traçado é uma questão importante na fase da alfabetização, pois é através dele que a criança registra o que compreende.

Um dos problemas mais comuns é a forma da criança segurar o lápis, as vezes falta força na mãozinha ou então a criança impõe muita força por isso acaba segurando o lápis com a mão toda. Mas e aí, como melhorar o traçado, a escrita, a letra da criança que já está no 1º ano e apresenta os problemas citados?

Na verdade, e não é uma regra, a idade ideal para a criança começar a traçar com lápis é a partir dos 3 anos. Uma série de exercícios de psicomotricidade, viso motores etc., precedem a apresentação de um lápis para os pequenos.
Enfim, se essa fase passou e a criança em questão queimou essa etapa, a professora da sala poderá fazer tentativas para que ela melhore seu traçado:

A primeira dica é utilizar um lápis jumbo, porque ele facilita o movimento de pinça.

A outra dica é usar um lápis curto, assim a criança não conseguira apoiar sua mão no final do lápis, obrigando-se a pinçar a ponta.

Em terceiro, você pode encaixar um prendedor de roupas no lápis, facilitando a pegada do dedo médio e do polegar da criança. Assim ela conseguirá fazer o movimento, com o dedo indicador fixo, estável no prendedor.


E ainda fazer com que a criança segure uma bolinha de papel amassada com os 2 últimos dedos, ao mesmo tempo que segura o lápis. Segue a lógica do pregador.



Basta treinar um pouquinho, depois a criança não vai deixar mais os dedos escaparem do lápis. O assunto é extenso, e por hoje selecionei essas dicas que são simples, porém eficientes. Se tiverem outras dicas, compartilhem com a gente nos comentários abaixo.


Espero que gostem e aproveitem!! Bjo grande, até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário